Uma calmaria na tempestade...

Novidades, pensamentos e rock'n roll


Acho que todos conhecem essa foto, é muito comum usarem ela em anúncios publicitários ou até mesmo relembrarem ela, mas poucas sabem a história que tem por trás...

Ela foi tirada meio que por acaso pelo fotógrafo alemão radicado nos Estados Unidos, Alfred Eisenstaedt (1898-1995), durante as comemorações do V-J Day (Victory Over Japan), o dia da vitória aliada sobre o Japão, em 14 de agosto de 1945, no Times Square, Nova York.

O curioso é que, na euforia das celebrações, a foto foi batida tão rapidamente que Eisenstaedt sequer teve tempo de perguntar o nome do casal que teve a sua imagem registrada para a posteridade.


Durante mais de 60 anos a identidade foi motivo de disputa. Pelo menos três mulheres se apresentaram
como a “enfermeira”: Greta Friedman, Barbara Sokol   e Edith Shain. A identidade da enfermeira ficou conhecida até o final dos anos 1970, quando Shain escreveu ao fotógrafo dizendo que ela era a mulher da foto tirada no dia 14 de agosto na época em que trabalhava em um hospital da cidade de Nova York.

Desde então a foto também marcou a vida de Shain, pois a fama conquistada lhe trouxe convites para eventos ligados à guerra, como colocar grinaldas em túmulos, participar de paradas e outros eventos comemorativos.

"Minha mãe sempre estava disposta a enfrentar novos desafios, e cuidar dos veteranos da Segunda Guerra Mundial lhe dava energia para aceitar outra chance de fazer a diferença", disse seu filho Justin Decker em comunicado.

Shain, que morreu aos 91 anos em sua casa de Los Angeles no domingo (23/06/2010), deixa seus três filhos, seis netos e oito bisnetos.

Já o “marinheiro” teve 11 americanos reclamando a autoria do beijo, mas apenas um chegou a ser apontado como o verdadeiro, em 2005. Chamava-se George Mendonça e teve a “aprovação” do Naval War Col- lege, a partir de uma análise das suas tatuagens e cicatrizes.

Mais recentemente, uma nova abordagem, feita por Lois Gibson, uma reputada retratista forense, aponta para Glenn McDuffie. A especialista da Polícia de Houston já tinha fortes indícios de que McDuffie era o “tal” mas quis ter a certeza, comparando o rosto dos potenciais “marinheiros” com o homem da foto. “Pela análise da estrutura dos ossos faciais, eliminei todos os outros candidatos. Para mim, esta identificação é definitiva”, garante Gibson.

Hoje com 80 anos, McDuffie, que luta contra um cancro, não queria morrer sem que alguém confirmasse a sua pretensão. Ele afirma que em Agosto de 1945 estava à espera do metro quando ouviu a notícia da rendição nipónica. “Fiquei tão feliz que saí para a rua. Quando vi a enfermeira, corri para ela e beijei-a.” O par não trocou sequer uma palavra. “Depois do beijo, voltei para o metro e segui para Brooklyn.”



E sobre a sua famosa foto, Eisenstaedt comentou:

"No Dia da Vitória, eu vi um marinheiro que vinha agarrando todas as moças que encontrava. Eu saí correndo junto a ele, com minha Leica, olhando para trás, por cima de meu ombro. Então, de repente, vi alguma coisa branca sendo agarrada. Girei em torno e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira. Se ela estivesse vestida com um vestido escuro, eu poderia nunca ter tirado essa foto. Se o marinheiro estivesse usando um uniforme branco, o mesmo. Eu tirei exatamente 4 fotos. Isso foi feito em segundos”.







Em 2005, quando o artista J. Seward Johnson foi convidado a participar na exposição anual de esculturas de grande escala exibidos ao longo do Bayfront em Sarasota, na Flórida, ele decidiu recriar a foto numa escultura de 26 pés de altura. Essa obra, reproduzida em várias cidades americanas, encontra-se numa praça ao lado do Midway, em San Diego.









































Outro aspecto que merece ser destacado é que existe uma outra foto, do mesmo beijo, tirada pelo fotógrafo Victor Jorgensen, de ângulo diferente, e identificada pelo mesmo título, “O Beijo”. A foto de Victor Jorgensen.



























Bom, é isso ai, mais um pouco de cultura inútil para vocês. :D


0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, São Paulo, Brazil
"Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector

Sobre este Blog

Este Blog vai procurar abordar os mais diversos pensamentos incluindo música, filmes, curiosidades, notícias, web e o que mais vier em minha mente. Espero que gostem.

Seguidores

Volte Sempre!


contador de acesso grátis